Chamada Educação Matemática em Revista - Avaliação

21/12/2016 11:44

 

 

A avaliação em sala de aula de matemática ainda se apresenta como uma prática educativa de extrema complexidade para professores da Educação Básica. Por um lado, os professores ainda conhecem poucos instrumentos para avaliarem seus alunos e a prova escrita aplicada ao final de um período ainda é o caminho único para que realizem avaliações. Por outro lado, os alunos muitas vezes sentem-se massacrados com realizações de provas e seus estudos, durante todo um período, é apenas dirigido para tirar uma boa nota em uma prova escrita.

Na literatura em Educação (Matemática) há várias discussões teóricas de fins e objetivos da avaliação em sala de aula. Porém, sentimos falta de trabalhos que discutam e proponham debates voltados para a sala de aula do professor que ensina matemática.

A Educação Matemática em Revista (EMR), em parceria com o Grupo de Trabalho Avaliação e Educação Matemática (GT-08) da Sociedade Brasileira em Educação Matemática (SBEM) lançam chamada para um número temático da revista “Avaliação e a Sala de Aula de Matemática”, a ser publicado no 2º semestre de 2017.

Para essa edição temática serão aceitos trabalhos que relatem uma discussão para professores que ensinam matemática sobre práticas de avaliação. Serão aceitos textos, ensaios, artigos que apresentem potencialidades dos mais diferentes instrumentos de avaliação para o professor, que apresentem relatos de experiência que envolvam avaliações realizadas por professores em sala de aula, que discutem/problematizem essa prática educativa na sala de aula dos professores de matemática.

O prazo para submissão dos artigos é de 01 de fevereiro a 30 de abril de 2017.

As normas para os autores podem ser encontradas em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/index . 

Os artigos devem ser submetidos pelo sistema da revista.

 

Cordialmente,

João Ricardo Viola dos Santos (UFMS)

Jader Otávio Dalto (UTFPR)

(Editores Convidados)